terça-feira, 23 de abril de 2002


<--1983-->

<--hoje-->


. Durante sua gestão como governador do Rio de Janeiro (1983-1986), Leonel Brizola dividiu as atenções com sua filha, a roqueira Neusinha Brizola. Em 1983, ela lançou um compacto com as músicas Mintchura e Para não dizer que não te dei nada. O disco foi produzido pelo hoje escritor Paulo Coelho (Jizuiscristin...). No ano seguinte, outro compacto de Neusinha teve uma música proibida de ser tocada em locais públicos, no rádio e na TV, por "ferir a dignidade e os interesses nacionais". A música Diretchas dizia: "Eu só menti/Me corrompi/Eu me vendi/Pro FMI".


. Neusinha teve seu nome várias vezes envolvido com problemas de droga. Em março de 1989, a polícia acabou com uma rede de traficantes e seu nome aparecia numa relação de consumidores. Quatro anos mais tarde, ela foi detida por portar 7 gramas de cocaína e acabou condenada a 6 meses de prisão. Um ano antes, havia sido presa por sair de um bar da favela da Rocinha sem pagar a conta.


. Neusinha hoje é uma boa senhora, mãe de família e produtora teatral. Outro dia saiu uma foto dela num site de fofoca e a legenda confundia ela com a mãe, Neusa, já falecida.


Mintchura
(1983)

Cheguei no Baixo Gávea
Solteirinha e assanhada da Silva
Depois do sexto chopp
Pinta um broto me chamando a atenção
Daqueles que a gente não pensa
Só sabe que quer
Aí me convidou
Para uma festa na sua cobertura
Falou muito empolgado
Que a Blitz estaria por lá
No ato eu topei
E com ele pra festa sartei

- Onde você está me levando?
- Avenida Brasil?
- Tira essa mão daí!!
- Olha o ônibus!
- Cuidado!!

Chegamos em um bairro afastado
Numa rua escura
O prédio era tão velho
Que não tinha nem um elevador
A cobertura era uma kitchnette
A festa era mintchura

(refrão, vamos lá, cantem todos comigo!)
Mintchura, mintchura



Thanks Marco

E eu A-MA-VA a Neusinha. Me lembro de uma paródia da Mintchura que virou "Verdhura":
"Vou casar com o japonês e vou morar na Cotia....
Verdhura, verdhura"

Nenhum comentário: